A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou em fevereiro percentual satisfatório ao longo da série histórica. Neste mês, 42% dos entrevistados apontaram otimismo com relação ao ambiente econômico atual e futuro, enquanto 43% se mostraram pessimistas e 15% se mantiveram neutros. Este é o segundo melhor desempenho, atrás somente do mês de janeiro (45%).
Embora o pessimismo prevaleça em termos absolutos diante do agravamento da situação financeira e econômica mundial, aliado a alguns fatores internos como a expectativa de inflação persistente ao longo de 2012, o otimismo vem sendo sustentado pela expectativa positiva com relação às vendas do setor supermercadista, aliado à expectativa futura de contratações de mais colaboradores.
“Após o início do ano, tradicionalmente mais positivo, os níveis de confiança do setor supermercadista retornam a patamares conhecidos e, a médio prazo, devem ditar o comportamento ao longo dos próximos meses. Este comportamento estará diretamente relacionado à evolução de alguns indicadores macroeconômicos, principalmente aqueles diretamente ligados ao mercado interno brasileiro, como as vendas, inflação e juros”, explica o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
Quando comparada a percepção atual à expectativa futura, é verificado um resultado melhor a favor dos próximos meses. No que diz respeito à análise atual, o otimismo atinge 39,6% dos entrevistados, enquanto em relação à expectativa futura o percentual atinge 44,6%.
A pesquisa destaca o elevado otimismo com relação às vendas futuras. Neste quesito, 77% dos entrevistados apontaram que estão otimistas com relação ao desempenho futuro das vendas, indicando crescimento. Desta maneira, há a sinalização de que o ambiente macroeconômico mundial traz algumas incertezas que afetam a confiança. No entanto, não atinge de maneira expressiva a confiança do setor supermercadista.
