A recomendação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) para suspender a publicidade da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, cuja intimação foi recebida pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em 13 de março, não tem poder de impedir a campanha em prol da substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis nos supermercados do Estado de São Paulo. Por esse motivo, continua a valer o objetivo principal da campanha, de conscientizar os consumidores para a preservação do meio ambiente. O Conar é uma entidade privada sem fins lucrativos criada por agências de publicidade, anunciantes e veículos de comunicação, com a finalidade de zelar pela aplicação do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e sua ação diz respeito apenas às campanhas veiculadas na mídia, sem qualquer possibilidade de ingerência na ação comunicativa dos supermercados para seus clientes.
O movimento pela substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis continua sob a prevalência dos termos do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, assinado em 3 de fevereiro pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, o Procon-SP e APAS, devendo ser cumprido integralmente neste período de transição de 60 dias, que se encerra em 03 de abril próximo. A partir desta data os supermercados deixarão de distribuir ou vender sacolas descartáveis, apenas embalagens reutilizáveis poderão ser utilizadas como meio de acondicionamento de mercadorias.
Dia do Consumidor
Uma das ações descritas no TAC determina que no Dia do Consumidor (15 de março) os supermercados terão de distribuir gratuitamente uma sacola reutilizável a todos os consumidores que adquirirem ao menos cinco itens. “Acreditamos que esse gesto contribui para garantir uma transição eficaz e que os consumidores possam se acostumar e perceber o quanto essa ação vai beneficiar a população e o planeta. Cada pequena mudança faz uma grande diferença”, afirma o presidente da APAS João Galassi.
