A contribuição, dedicação e comprometimento dos funcionários, a preocupação em oferecer boas instalações e ótimo atendimento ao cliente, associadas a modernas técnicas de administração e ao pioneirismo na utilização das mais avançadas tecnologias de gestão, foram pontos essenciais para que a rede de supermercados Covabra crescesse e se modernizasse.
Esse pioneirismo pode ser constatado em pelo menos duas decisões importantes para a operação do supermercado. O Covabra foi o primeiro supermercado da região de Campinas a ser equipado com leitores ópticos em todos os caixas, e o primeiro, no interior de São Paulo, a implantar há um ano a tecnologia de precificação eletrônica por radiofrequência, na loja de Limeira. A novidade gerou impactos positivos no que se refere ao grau de satisfação dos clientes e também à operação da loja.
“Logo no início, os clientes manifestaram curiosidade em saber como os preços dos produtos eram exibidos e atualizados sem que houvesse algum fio ou conexão. Depois, passaram a demonstrar um alto índice de confiabilidade, pois tiveram a garantia de que o preço exibido nas etiquetas eletrônicas das gôndolas seria o mesmo que o cobrado no checkout”, conta o diretor da rede Covabra Ronaldo dos Santos. De acordo com ele, hoje os clientes sentem-se confortáveis porque não precisam se aproximar muito do produto para verificar o preço, mesmo aquele exposto nas gôndolas mais baixas.
Para a operação da loja os resultados são flagrantes: o nível de erros caiu para zero e foi eliminada a mão de obra que era aplicada no processo de impressão e colocação das etiquetas, bem como a posterior conferência. Além disso, é possível fazer promoções rápidas, pois em poucos minutos alteram-se os preços dos produtos que vão entrar em promoção, sem a necessidade de imprimir folhetos ou etiquetas.
Outra vantagem, na opinião de Ronaldo dos Santos, é que as etiquetas não podem ser mudadas de lugar e nem mesmo furtadas, pois o sistema de fixação em trilhos evita que isso aconteça. Essa é mais uma garantia, tanto para o consumidor como para a loja, de que o preço está sempre correto. Todos os produtos da loja estão identificados: os congelados, os resfriados e aqueles que estão nas estufas quentes.
A rede de supermercados Covabra ocupa hoje a nona posição no ranking de supermercados do Estado de São Paulo e a 36ª posição no ranking nacional.

Etiquetas eletrônicas geraram impactos positivos no que se refere ao grau de satisfação dos clientes e também à operação da loja
