O deputado estadual Orlando Morando, também vice-presidente e diretor de Comunicação da APAS, realizou audiência com o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia, nesta quarta-feira (4 de abril), juntamente com o presidente da APAS João Galassi. O objetivo do encontro foi criar uma parceria entre a APAS e a Secretaria de Desenvolvimento Social, visando fomentar o Renda Cidadã, um programa estadual de transferência de renda associado a ações complementares para promover o desenvolvimento e a autonomia das famílias beneficiadas.
Para identificar as pessoas de extrema pobreza, o Governo do Estado realizou uma busca ativa para diagnosticar as vulnerabilidades sociais e identificar os programas, projetos e ações necessários para a melhoria da qualidade de vida dessa população. “Queremos colaborar com esse programa por meio da qualificação profissional e fazer a nossa parte na questão do desenvolvimento social. O objetivo é amenizar a carência de mão de obra qualificada no segmento de supermercados nessas regiões de baixa renda e dar uma oportunidade aos menos favorecidos”, comentou o deputado Orlando Morando.
O secretário Rodrigo Garcia gostou da ideia e vai encaminhar a proposta ao departamento técnico. Em maio deverá ser feito um projeto piloto na cidade de Miracatu, no Vale do Ribeira.
O programa Renda Cidadã atende 100 municípios paulistas de menor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Em 2013, o plano atingirá mais 458 municípios e, em 2014, completará o ciclo com os 87 municípios das regiões metropolitanas São Paulo, Campinas e Baixada Santista.
Legenda da foto acima: O presidente da APAS João Galassi, o secretário de Desenvolvimento Social Rodrigo Garcia e o deputado estadual Orlando Morando
