Os conselhos consultivos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) reuniram-se nesta terça-feira (17 de abril) na Fiesp, em São Paulo, para comemorar os 120 anos de criação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O superintendente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) e presidente do Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA), Carlos Corrêa, participou do encontro que contou com a presença da secretária de Agricultura Mônika Bergamaschi.
Também estiveram presentes o presidente da CEREAL CHOCOTEC Getúlio Ursulino Netto; o presidente da TECNOLAT Eduardo Weisberg; o diretor geral do Ital Luis Madi; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Orlando Melo de Castro, além de conselheiros do órgão.
Comemoração
A reunião faz parte do calendário comemorativo da Secretaria. Dentre outros assuntos, os conselheiros ressaltaram a importância da participação das entidades nesses conselhos consultivos para montar estratégias de melhoria nas atividades das indústrias.
Em fevereiro, a secretária da Agricultura Mônika Bergamaschi fez a abertura da solenidade dos 120 anos da Secretaria, ressaltando que a pasta estadual possui o maior grupo de pesquisa na área do agronegócio. Na ocasião, o governador Geraldo Alckmin salientou a importância econômica do Estado, superando até outros países, e o peso do agronegócio nesse contexto.
História de sucesso
A história da Secretaria de Agricultura e Abastecimento iniciou-se com a lei publicada em 1891, que previa recursos para a Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas (SACOP). Foi criada para atender às exigências de atuação do Estado, provenientes da cultura cafeeira e atividades econômicas atreladas a ela.
O Ital, com a criação do seu primeiro Conselho Consultivo, o CETEA, em 17 de maio de 1988, possibilitou a integração junto às empresas das entidades setoriais ligadas à área e um novo tipo de atividade. Depois foram criados os Conselhos do CTC, em 1991, do CEREAL CHOCOTEC, em 2007, e o do TECNOLAT, em 2008.
