Dois robôs vão trabalhar na conscientização do público para ações voltadas à sustentabilidade na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. O evento, considerado o maior e mais importante do setor em todo o mundo, apresentará neste ano o tema “Colaboração: Inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”. Participe!
Durante toda a Feira, várias estratégias ecológicas e de sustentabilidade serão realizadas. Entre elas, uma equipe com expertise em sustentabilidade no varejo vai implementar uma política rígida de gerenciamento de resíduos e monitorar e quantificar as emissões de gases do efeito estufa no decorrer do evento. Outra iniciativa é o Prêmio Estande Verde, premiação direcionada aos expositores que aderem à sustentabilidade tanto no processo de montagem, como na composição da arquitetura.
Responsabilidade ambiental
Dentre as ações de sustentabilidade, a grande quantidade de resíduos gerados no evento é um dos maiores desafios. Com o programa, a APAS espera compensar totalmente a emissão de gases CO2 gerados durante o evento. A metodologia utilizada para a compensação será o Greenhouse Gas Protocol da ONU, validada no Brasil pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A compensação será feita com o plantio de árvores nas cidades sedes de escritórios regionais da APAS em todo o Estado de São Paulo. Com base nos dados das edições anteriores, estima-se que ocorra o plantio de 200 árvores em cada uma das 10 regionais.
Conscientização
O setor supermercadista paulista comemora o sucesso da campanha de substituição das sacolas descartáveis nos supermercados. Acompanhando toda essa mudança sustentável no setor, a Feira quer ser mais uma vez exemplo de empreendimento ecologicamente e financeiramente viável. “Estamos empenhados no sucesso da APAS 2012. Nosso objetivo é trazer as tendências mundiais e nortear o futuro do setor supermercadista. A sustentabilidade, mais uma vez, faz parte de nossos objetivos”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
A conscientização do público sobre a importância da preservação dos recursos naturais será reforçada pelos próprios expositores. Um grupo de coordenação irá avaliar e premiar, em quatro categorias (mega estande, estande de grande porte, estande de médio porte e estande de pequeno porte) as melhores ações e procedimentos adotados pelos empresários participantes da Feira. A premiação ocorrerá em uma cerimônia realizada ao final do evento.
Além do monitoramento e registro constante das variáveis do desempenho socioambiental da Feira, o programa de sustentabilidade da APAS 2012 vai coordenar e treinar os funcionários envolvidos no evento, desde as ações de montagem de estandes até a conscientização dos funcionários que atuarão no setor de alimentos. O trabalho foi pautado pela Normatização da ISO 20121 sobre eventos sustentáveis.
