O cenário é de otimismo para o setor supermercadista. Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (7 de maio), primeiro dia da APAS 2012, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi apresentou a pesquisa Tendências do Consumidor realizada pela Nielsen e Kantar Worldpanel, com coordenação da APAS e FGV. Mais de 100 jornalistas estiveram presentes, os quais conheceram também as novidades da Feira deste ano e o balanço da campanha de substituição das sacolas descartáveis no Estado de São Paulo.
“Mais uma vez estamos aqui e neste ano mais otimistas Setenta e sete por cento da população brasileira acredita no crescimento do País. Hoje, o setor representa 5,4% do PIB nacional e 1,7 % do Estado”, disse Galassi, ao lado do presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) Sussumu Honda e do diretor de Economia e Pesquisa da APAS Martinho Paiva Moreira.
A pesquisa indicou fatores determinantes para a evolução do varejo, como a ascensão da classe média, o aumento de mulheres no mercado de trabalho, a otimização do poder de compra e o desenvolvimento de novas tecnologias e a conscientização ecológica. “Podemos destacar o crescimento do mercado interno influenciado principalmente pela idade média brasileira, que hoje é de 29 anos. Somos um país jovem e em crescimento”, afirmou. Galassi associou o desenvolvimento das marcas próprias a esse fenômeno. “Ainda não deslanchou como na Europa porque estamos em processo de amadurecimento. O consumidor brasileiro tem muitas opções de marcas nas gôndolas”, explicou.
E-commerce
Tendência no mercado, o e-commerce também é aposta do setor. Dezessete por cento dos entrevistados utilizam a internet para fazer compras. O preço tem sido fator determinante: 35% consideram os preços competitivos.
Consumidor sustentável
“Dados recentes da CNI demonstram que 94% dos consumidores se preocupam com questões sociais e ambientais. Este é um novo momento e o setor quer atender justamente a esse movimento do consumidor sustentável”, disse Galassi, referindo-se à campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis.
No Brasil, 74% dos clientes já preferem comprar itens de empresas que desenvolvem programas em defesa do meio ambiente. Os dados, que foram apurados no terceiro trimestre de 2011, chamam a atenção para a mudança do comportamento: 46% dos clientes estão, inclusive, dispostos a pagar mais por produtos ecologicamente corretos.
Acesse aqui a íntegra da pesquisa.

