Dois robôs conscientizam o público para ações voltadas à sustentabilidade na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. O evento, considerado o maior e mais importante do setor em todo o mundo, apresentará neste ano o tema “Colaboração: Inteligência compartilhada criando valor para o consumidor”.
Durante toda a Feira, várias estratégias ecológicas e de sustentabilidade também estão sendo realizadas. Entre elas, uma equipe com expertise em sustentabilidade no varejo implementa uma política rígida de gerenciamento de resíduos e monitora e quantifica as emissões de gases do efeito estufa no decorrer do evento. Outra iniciativa é o Prêmio Estande Verde, premiação direcionada aos expositores que aderem à sustentabilidade tanto no processo de montagem, como na composição da arquitetura.
Responsabilidade ambiental
Dentre as ações de sustentabilidade, a grande quantidade de resíduos gerados no evento é um dos maiores desafios. Com o programa, a APAS espera compensar totalmente a emissão de gases CO2 gerados durante o evento. A metodologia utilizada para a compensação será o Greenhouse Gas Protocol da ONU, validada no Brasil pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A compensação será feita com o plantio de árvores nas cidades sedes de escritórios regionais da APAS em todo o Estado de São Paulo. Com base nos dados das edições anteriores, estima-se que ocorra o plantio de 200 árvores em cada uma das 10 regionais.
