Foi com um toque feminino que a APAS 2012 discutiu moda sustentável nesta terça-feira (8 de maio). O tradicional evento organizado pela Diretoria de Responsabilidade Social da Associação Paulista de Supermercados (APAS) trouxe a eco-designer Aguida Zanol para uma palestra seguida de desfile sobre peças de roupas confeccionadas por materiais reutilizáveis.
Elas também puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho da ONG Canto Cidadão, a maior organização de palhaços voluntários do mundo. Além da intervenção divertida do palhaço Pureza, o diretor do Canto Cidadão Roberto Ravagnani falou sobre a campanha da APAS 2012.
Como aconteceu no ano passado, no último dia de Feira (10 de maio), a partir das 19h, voluntários de diversas ONGs de São Paulo vão coletar as doações nos estandes da Feira. O objetivo é superar os números de 2011, quando foram arrecadadas 22 toneladas de produtos e mais de duas mil pessoas foram beneficiadas.
Palestra
Aguida Zanol, que trabalha com reaproveitamento de materiais na moda e no design de produtos, contou um pouco em sua palestra da história da reciclagem no Brasil e no mundo. Ela interagiu com a plateia, convidando para a reflexão sobre o consumo e o descarte de materiais.
Para finalizar, a designer apresentou figurinos masculinos e femininos, feitos com materiais reciclados, como faixas de rua, garrafas pet e embalagens de flores. Na saída, os convidados receberam um brinde sustentável: um vaso de flor totalmente produzido com materiais reaproveitáveis.
Diretoria de Responsabilidade Social
A diretora Virgínia Galassi, esposa do presidente da APAS João Galassi, falou sobre a importância da Ação de Arrecadação: “Todos os anos selamos os estandes e arrecadamos alimentos e itens de higiene e limpeza para 16 ONGs do Estado de São Paulo. A cada ano aumentamos o número de produtos arrecadados. Em 2011 foram 22 toneladas, só possíveis com a colaboração de voluntários e dos expositores”.
A vice-diretora de Responsabilidade Social Suzana Sanzovo comemorou o sucesso do evento e ressaltou que a cultura da sustentabilidade veio para ficar: “Este é um momento especial, de confraternização, conversa e troca de experiências. A palestra da eco-designer Aguida trouxe a mensagem de como podemos reaproveitar o lixo”.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.
