O painel de Finanças & TI, realizado nesta terça-feira (8 de maio), na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados teve como foco principal mostrar a importância da Tecnologia da Informação, não só como suporte para os supermercados, mas como geradora de melhores resultados.
Sérgio Alexandre Simões, líder de práticas de TI da PWC, abriu a apresentação falando da necessidade do alinhamento e da adequação da tecnologia para o varejo, já que os dois setores estão em um momento de transformação. “O varejo precisa deixar de ver a tecnologia apenas como um processo ou como suporte, mas incluir a TI como parte do negócio”, explicou. “É possível repensar a utilização das inovações tecnológicas para agregar e gerar valor.”
Para falar sobre as novas ferramentas de apoio de tecnologia, em especial para análise de desempenho, o diretor de soluções em varejo da SAP, Elia Chatah, apresentou um case fictício da empresa “Meu Supermercado”. “Para vencer em um mercado competitivo, o diferencial é a informação. Por isso é essencial investir em business intelligence, que transforma dados em informação”, afirmou Chatah. Segundo ele, por meio de novos programas, os empresários podem responder questões importantes, como hábitos de compra dos clientes e produtos adequados para criar uma promoção.
Como exemplos de ferramentas inovadoras, ele mostrou a tecnologia Hana (High Perfomance Analytics Appliance), que reúne os três “Vs” importantes para análise do varejo: variedade e volume de informação e velocidade de analista a informação, já que permite avaliação de dados em tempo real. Outro programa, que surpreendeu o público, foi o de realidade aumentada, que permite que o empresário veja a loja virtualmente por meio de um dispositivo móvel e obtenha dados de vendas, clicando nos produtos.
Encerrando o primeiro encontro, Anderson Shibata, responsável pela área de TI dos Supermercados Shibata, e Wagner Correa Ramos, da Object Sistemas, apresentaram o case Shibata. Desde 2009, quando começou a utilizar a replicação de banco de dados (ObjectMMRS), nenhuma loja ficou sem sistema.
Shibata destacou as vantagens da nova gestão de dados. “É um sistema que permite disponibilidade de 100% de dados, de maneira mais rápida, independente de conexão de internet. Também tivemos redução de custos de hardware e internet, além da garantia da continuidade do negócio.”
