Tim Dorgan, vice-presidente da Peapod, empresa líder no varejo eletrônico de alimentos dos EUA, palestrou na manhã desta quinta-feira (10 de maio) na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. O especialista falou sobre a importância do e-commerce nas vendas e do perfil dos clientes que optam pela compra online.
“Cada vez mais os consumidores fazem suas compras por meio de smartphones, por exemplo. Hoje a companhia já oferece a opção de compra pelo Facebook justamente para atender a essa parcela dos clientes”, disse. Dorgan apresentou um número importante: 90% da população norte-americana utiliza algum meio digital para abastecer seu lar.
Inovação
Mais do que presença digital, Tim Dorgan defende que as empresas devem inovar constantemente para preservar e conquistar novos clientes. “O online veio para ficar e o e-commerce já é obrigatório. O importante é conquistar a confiança dos consumidores”, afirmou.
O segredo para o sucesso, segundo Dorgan, é “unir a velha escola com as novidades”. “Temos que oferecer sortimento, acesso a diferentes plataformas, tecnologia de última geração, além de ter uma logística competente e contar com a colaboração de nossos fornecedores”, explica.
A empresa, que começou a atuar no mercado americano em 1989, hoje trabalha com pedidos feitos via internet, smartphone e tablets e com um gama de 15 mil itens frescos, perecíveis e congelados que são entregues na porta do cliente. “Somos uma empresa de 20 anos, mas estamos sempre inovando e mudando”, conta.
Um dos exemplos de inovação é o acesso que o site oferece a um aplicativo que seleciona os produtos conforme as restrições alimentares do cliente e a possibilidade de ter acesso, com apenas um clique, aos valores nutricionais de um produto.
“Desenvolvemos também tecnologia para aparelhos móveis que fazem reconhecimento de voz para compra de produtos. Isso está ficando cada vez mais popular. Hoje 20% das visitas online à Peapod são via móvel. As cestas feitas por aparelhos móveis são maiores e estão acima da média com valor de US$ 160. Nossos consumidores são fiéis e fazem pedidos a cada duas semanas. Isto ocorre porque geramos experiências positivas desde a realização do pedido à entrega.”