O Comitê de Mercado da APAS, formado por representantes da indústria e do varejo do Estado de São Paulo, apresentou nesta quarta-feira (23 de maio) a pesquisa sobre ruptura encomendada ao Instituto Nielsen para a APAS. Dentre as soluções apontadas pela pesquisa estão: investimento em tecnologia, incentivo à comunicação entre os departamentos e com a indústria e otimização de processos, entrega e recebimento de mercadorias.
“O estudo da Nielsen indica que, na maioria das situações em que o item não é encontrado na prateleira, o consumidor compra no concorrente. A perfeição não existe, mas podemos diminuir ao máximo os problemas nesta área”, disse o diretor de Mercado da APAS Omar Ahmad Assaf.
O estudo foi divulgado com exclusividade no início do mês no Painel de Fornecedores da APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados. Hoje, o Comitê teve acesso à íntegra da pesquisa e pôde debater os principais problemas enfrentados pelos supermercadistas e pela indústria.
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Melhorias no setor
O objetivo do Comitê de Mercado é desenvolver estratégias para melhorar a logística nas redes varejistas e favorecer o trabalho multisetorial. “O quão relevante é minimizar os problemas de ruptura para os negócios? Vemos uma necessidade de padronização entre indústria e varejo”, afirmou Assaf.
Como principais causas de rupturas nas lojas, foram apontadas a falta de parâmetros adequados de abastecimento, estoque virtual, dificuldades de negociação, cultura de praticar os ‘melhores preços’ no fim do mês e produto insuficiente para atender as demandas, além de ausência de pedido, pedido insuficiente e falta de produtos para atender o pedido.
O estudo da Nielsen foi baseado em pesquisa qualitativa com indústria e varejo e também a partir de um levantamento feito pelo instituto em oito mil lares brasileiros. Representantes dos grupos Pão de Açúcar, Confiança e Central Supermercados e das indústrias Nestlé, Danone e Urbano expuseram suas visões sobre os principais obstáculos e oportunidades no combate à ruptura.
Confiança e cooperação
A comunicação eficiente entre os departamentos da loja e do supermercado com a indústria foi eleita como essencial para o fim da ruptura nas lojas. “Minimizar os ruídos na comunicação gera oportunidades de combate à ruptura. Isso deve percorrer toda a organização, até o nível operacional. Confiança e cooperação são fundamentais”, concluiu Assaf.
