A Cartoon Network e a Unicef apostam na conscientização das crianças sobre o uso de ecobags. O canal de TV e a entidade produziram um vídeo descontraído sobre o impacto do descarte irracional das sacolas na sociedade e incentivam o uso de embalagens reutilizáveis.
De forma lúdica, as personagens encenam uma situação cotidiana. O Billy joga uma sacolinha na rua e é advertido. “Toda criança tem direito a um meio ambiente saudável, mas sacolas descartáveis não fazem bem a ninguém. Elas sufocam os animais marinhos e entopem os bueiros. O movimento Cartoon se mexe para proteger o planeta”, diz o vídeo. Assista ao vídeo.
Consumidor consciente
Desde o dia 4 de abril, o setor supermercadista paulista mudou de comportamento e não descarta sacolas. Os consumidores foram conscientizados para a atitude e optam por ecobags, caixas de papelão ou carrinhos ecológicos na hora das compras.
Desde 2011, a Associação Paulista de Supermercados (APAS), com a assinatura de um termo de cooperação com o governo do Estado, comprometeu-se com a ação sustentável. Desde então, reuniu a cadeia supermercadista para se adequar à prática e iniciou uma ampla campanha de divulgação.
O movimento cresceu e culminou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público estadual e o Procon-SP. O documento trazia um novo período de adaptação nas lojas para que em abril a distribuição das sacolas descartáveis fosse encerrada. Após 30 dias da campanha, 90% dos supermercadistas paulistas aderiram à causa e deixaram de distribuir ou vender sacolas descartáveis ou biocompostáveis. A estimativa é de que mais de 744 milhões de sacolas não tenham mais sido descartadas na natureza.
