O movimento mundial de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis ganhou mais um reforço. A cidade de Los Angeles, na Califórnia (EUA), proibiu a distribuição das embalagens incentivando o uso de ecobags, carrinhos de feiras e caixas de papelão nas compras. Lá, cerca de quatro milhões de habitantes estão mudando de comportamento.
Los Angeles é uma das cidades mais multiculturais do mundo, com etnias das mais variadas, e considerada o segundo maior centro financeiro norte-americano. O City Council – equivalente à Câmara dos Vereadores das cidades brasileiras – decidiu por 13 votos a 1 que os cerca de 8 mil supermercados da cidade devem parar de distribuir as sacolas. Os grandes supermercados terão seis meses para cumprir a lei, e os mercados menores terão prazo de um ano. Ao final do prazo, os supermercados poderão vender sacolas de papel por dez centavos cada.
A cidade passa a ser a maior cidade dos Estados Unidos a aprovar o fim das sacolinhas, unindo-se a outras 43 que adotaram a medida. Atualmente, utiliza 2,3 bilhões de sacolas descartáveis por ano.
