Com a atenção voltada ao consumo cada vez maior de orgânicos e alimentos saudáveis pelos consumidores, o Sonda Supermercados – rede varejista com 24 lojas em São Paulo – investe no setor de naturais. São mais de 300 itens, entre sucos, cereais, biscoitos, açúcares, farinhas, azeites, entre outros, disponíveis em uma seção especial em cada uma das lojas.
O consumo desses itens vem de encontro com o perfil dos consumidores da rede e as diversas experiências de compras que a rede de supermercados proporciona diariamente aos seus clientes, como a busca por alimentos saudáveis e mais naturais.
Somente nos primeiros meses deste ano, a empresa registrou aumento de 15% na venda desses itens, tornando-se um importante canal de venda e fidelização do público, uma vez que ainda há dificuldades em se encontrar produtos deste tipo no País.
Entre as ações que chamam atenção dos consumidores estão preços ofertados em periodicidade regular para itens de maior consumo, mix de marcas nacionais e importadas, além de ações promocionais que garantem o conhecimento do consumidor pela seção de orgânicos das lojas.
Crescimento do setor
Dados pesquisados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelaram um crescimento de 8% na comercialização de produtos orgânicos. Ainda segundo a entidade, os supermercados são a grande fonte de orgânicos ao consumidor brasileiro, que alcançou R$ 1,12 bilhão no ano passado, seguidos a alguma distância por lojas especializadas e feiras típicas.
A pesquisa revelou também o perfil desses consumidores e constatou: o atual comprador típico de orgânicos é mulher, acima de 30 anos, com alta escolaridade e busca principalmente saúde. Esse perfil foi traçado em 2011 pela Organic Services, e baseado em quase duas mil entrevistas em pontos de venda de sete capitais brasileiras.
