A Associação dos Supermercadistas de Uberaba (Assuper) lançou nesta sexta-feira (1º de junho) a campanha “De Olho na Validade”. Os clientes que encontrarem produtos vencidos nas gôndolas, a partir de agora, recebem gratuitamente um item com prazo regular de validade. O objetivo é conscientizar para a importância das informações nos produtos e combater a existência de itens vencidos nas prateleiras de supermercados.
No Estado de São Paulo, a medida foi implantada com sucesso. Pesquisa realizada pela APAS no fim de 2011 concluiu: 82% dos supermercados já aderiram à campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. Leia mais aqui.
Parceria
As campanhas foram realizadas em parceria com o Procon, órgão responsável pela defesa do consumidor. De acordo com o coordenador do Procon Uberaba, Sebastião Severino Rosa, o acordo tem alguns procedimentos e regras a serem cumpridos, como, por exemplo, a aplicação da medida independe de o consumidor estar realizando ou não a compra do produto. Ele avisa que a medida só será aplicável ao consumidor que identificou o produto vencido antes de chegar ao caixa e só será concedida na mesma data e na loja em que o consumidor se encontra.
Além disso, se a loja não dispuser do produto idêntico ao vencido, o consumidor receberá um similar, e, se não houver, ele poderá escolher outro de valor equivalente. Se o preço do produto equivalente for superior ao do vencido, o consumidor deverá complementar a diferença, mas, sendo inferior, ele não terá direito ao crédito remanescente.
“O estabelecimento deverá informar o consumidor sobre o acordo”, afirma Sebastião, lembrando que a medida não impedirá ou colocará fim nas fiscalizações realizadas pelos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e a Vigilância Sanitária.
