A Associação Paulista de Supermercados (APAS) discute com os seus associados um conjunto de ações para ampliar a adesão dos consumidores a novos hábitos de consumo, dando continuidade ao processo de substituição das sacolas descartáveis. De acordo com o presidente da entidade, João Galassi, os passos que integram a sugestão em análise serão importantes para “conscientizar a população para o fim da cultura do descarte”.
Na tarde de hoje (23 de junho), a entidade convidou jornalistas em sua sede para conhecer as novas propostas. O primeiro passo da iniciativa contempla a distribuição de sacolas reembolsáveis, com o objetivo de atender o consumidor durante as compras de emergência. O reembolso será feito por meio de coletores instalados nas lojas, que emitirão cupons de acordo com a quantidade de sacolas recolhidas pelo consumidor, com o objetivo de incentivar a reciclagem.
O material escolhido para as sacolas poderá ser de três tipos (papel, biocompostável ou aparas/plástico verde), e o valor cobrado ficará a critério de cada supermercado, entre R$ 0,07 e R$ 0,25. A distribuição vai vigorar até 2014, quando entra em vigor a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), momento em que serão utilizadas apenas sacolas reutilizáveis.
Além da ação com as empresas, a proposta também prevê a realização de campanhas de educação dos consumidores (com a utilização das mídias internas de cada supermercado) e de treinamento permanente dos colaboradores das redes. O objetivo é promover uma conscientização ampla sobre a importância e os motivos da substituição das sacolas descartáveis.
O outro passo da sugestão reflete uma atenção especial com os hábitos de consumo das gerações futuras, por meio da criação de um fundo socioambiental. O gerenciamento desse fundo será feito pela APAS, com a fiscalização dos seus associados.

