Com a atenção voltada à sustentabilidade ambiental, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fechou parceria com a Associação de Costureiras de Casa Amarela (Costurarte), fazendo com que todo material gráfico de banners seja reciclado na entidade e transformado em bolsas (ecobags) e estojos escolares. Quinze costureiras da Grande Recife já começaram a receber o material e trabalham na confecção das peças.
Com a produção de material reutilizável, a Compesa pretende reduzir a aquisição de novos produtos, como pastas e bolsas, já que esses produtos serão utilizados em eventos coorporativos. “Já enviamos mais de 100 banners que foram utilizados em eventos da companhia e que seriam descartados. Agora, nas mãos das costureiras, esse material poderá se tornar útil e não será mais destinado ao lixo”, explica a assessora de Responsabilidade Social da Compesa Fabíola Coelho.
A associação possui parceria com outros órgãos, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que fazem o mesmo trabalho de transformação de material gráfico que iria para o lixo em ecobags. “Com a Compesa, já fizemos 214 bolsas e 91 estojos escolares”, afirma a costureira Zelândia Rodrigues. Essas profissionais são remuneradas pela mão-de-obra utilizada no serviço.
“Além de diminuir o impacto ambiental, a iniciativa também é positiva para a comunidade. Por meio desta parceria geramos renda para as costureiras da associação, já que os serviços são remunerados”, ressalta a assessora da Compesa Fabíola.
Fonte: Portal UOL
