Redes de supermercados de Jundiaí, no interior de São Paulo, iniciaram mais uma ação para premiar os consumidores que não utilizam sacolas descartáveis na hora das compras. Com a campanha promocional, 30 lojas da cidade irão sortear vale-compras de R$ 250 entre os clientes que levarem sacolas reutilizáveis e não utilizarem embalagens descartáveis.
De acordo com o vice-presidente e diretor de Convênios APAS Edivaldo Bronzeri, também diretor dos Supermercados Ki-Legal, de Jundiaí, os consumidores que participarem da campanha vão receber um cupom para concorrer ao vale-compras. “Todos os consumidores que efetuarem compras em uma das 30 lojas participantes já concorrem ao prêmio, independentemente do valor que gastarem. Haverá um sorteio por mês em cada loja”, afirma Bronzeri. O primeiro sorteio acontece no próximo dia 1º de agosto.
Projeto piloto
A cidade de Jundiaí foi escolhida para a implantação do projeto piloto de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis, em agosto de 2010. Lá, os consumidores compreenderam desde o início a importância da campanha, que chegou aos demais municípios de todo o Estado no início deste ano. Prova disso é apresentada na pesquisa realizada pela APAS e Ibope Inteligência, realizada um ano após a implantação do projeto. O levantamento mostrou que 77% dos entrevistados se mostraram favoráveis à substituição de sacolas descartáveis por reutilizáveis no comércio do município.
Para o presidente da APAS João Galassi, a iniciativa de substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis é uma forma de conscientizar os consumidores quanto à preservação do meio ambiente. “A população de Jundiaí está de parabéns, pois os resultados apurados mostram seu elevado nível de consciência ambiental e sua capacidade de se adaptar a esta nova realidade”, afirmou.
