O monitoramento do comportamento dos consumidores realizado pela Kantar Worldpanel verificou que as classes D e E são as grandes responsáveis pelo crescimento do consumo no primeiro trimestre. A Kantar monitora semanalmente 8.200 lares por todo o País e comparou o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2011.
Enquanto as classes AB e C elevaram seus gastos com bens de consumo não duráveis em 6% e 4%, respectivamente, as classes D e E marcaram uma evolução de 12%. “Atualmente a população que ocupa a base da pirâmide está com o bolso mais saudável e é mais comprometida com as necessidades básicas. Em todo o ano de 2011, 35% de sua renda foi destinada à compra de alimentos, bebidas, higiene e limpeza”, destaca a diretora comercial da Kantar Worldpanel, Christine Pereira.
As classes AB são responsáveis por 30% das vendas em valor, e com a evolução no consumo das classes D e E, atualmente, elas passam a representar a mesma importância de gasto das classes mais altas.
Das 78 categorias de produtos que a Kantar Worldpanel monitora nos lares, 65 delas cresceram nas classes D e E em comparação com o primeiro trimestre de 2011. Em total de unidades adquiridas, 44 dessas categorias apresentaram crescimento. “Em todas as classes notamos um crescimento mais acentuado em valor desembolsado do que em unidades adquiridas. A justificativa está no comportamento identificado em uma grande parcela da população que prioriza o custo-benefício de um produto. “As embalagens maiores, com mais quantidade ou com produtos concentrados, começam a atrair a atenção do consumidor”, explica Christine.
