As cidades americanas de Los Angeles e Seattle aprovaram e colocaram em vigor, respectivamente, leis que proíbem a distribuição de sacolinhas descartáveis em supermercados.
Los Angeles, com cerca de quatro milhões de habitantes, é a maior cidade dos EUA a adotar a medida. Ela vai atingir mais de 7.500 estabelecimentos comerciais, de acordo com o jornal Los Angeles Times. A lei foi aprovada pelo conselho municipal por 13 votos a 1, depois de pressão de grupos ambientalistas. Eles queriam acabar também com as sacolas de papel, mas a legislação só foi aprovada após a retirada dessa disposição. Agora, a lei passará por um período de análise ambiental. Caso esta seja favorável, grandes lojas terão seis meses para adequação, e as menores, um ano.
A proibição tem o objetivo de evitar a poluição dos rios da cidade, destino da maioria das sacolas descartáveis depois de sua utilização. “Los Angeles está liderando a Califórnia e a nação em escolhas inteligentes para o nosso futuro”, disse o prefeito da cidade Anthony Villaraigosa.
Seattle
A proibição das sacolinhas descartáveis entrou em vigor na cidade de Seattle neste domingo (1º de julho). O projeto foi aprovado em dezembro. A cidade chegou a aprovar, em 2008, lei que obrigaria os supermercados a cobrar 20 centavos de dólar por sacola usada nos mercados, mas ela foi derrubada por consulta popular.
Fonte: Jornal Destak
