A organização da Volvo Ocean Race (VOR), a mais importante regata do planeta, aprovou o projeto sustentável organizado em Itajaí (SC). Os banners utilizados na divulgação do evento foram transformados em ecobags por uma entidade assistencial. O projeto envolveu toda a comunidade e foi apresentado como case de sucesso em um seminário na Irlanda.
“Vocês conhecerão o mais fantástico case de sustentabilidade da história da Volvo Ocean Race”, disse o CEO da VOR Knut Frostad, no seminário Sustentability Summit, realizado na cidade de irlandesa de Galway. O case brasileiro Itajaí Stopover Sustentável foi apresentado a empresários e autoridades convidadas. A cidade brasileira sediou uma parada da regata em abril deste ano e é candidata para as próximas edições do evento.
Sustentabilidade e solidariedade
Reaproveitando os banners publicitários da edição da regata em Itajaí, o Centro de Intervenção e Estimulação Precoce (CIEP) Vovó Biquinha produziu ecobags, bolsas, nécessaires, capas para notebooks, dentre outros produtos. O material, além de divulgar a regata, também servirá para arrecadar recursos para a instituição sem fins lucrativos, que atende 120 crianças de zero a seis anos, muitas delas com deficiências ou em situação de vulnerabilidade social. Foram confeccionadas 70 sacolas, cada uma comercializada a R$ 50,00. Outras ecobags já estão sendo produzidas.
“A ideia de reaproveitar esses materiais foi uma forma de prorrogar o clima de sustentabilidade vivenciado durante a passagem da VOR em Itajaí”, explica a vice-presidente da instituição Mara Diogo Fernandes. O projeto Itajaí Stopover Sustentável foi desenvolvido em conjunto pelo Porto de Itajaí, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Famai), Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O endereço do CIEP Vovó Biquinha é www.vovobiquinha.org.br.
