A cidade de Santa Cruz, que fica no estado norte-americano da Califórnia, proibiu na semana passada a distribuição gratuita de sacolas descartáveis em seu comércio. Trata-se da 50ª cidade da Califórnia a banir as sacolinhas. Hoje, quase um terço do estado já eliminou a distribuição de sacolas descartáveis nas lojas, de acordo com um dos diretores da ONG Environment California, Dan Jacobson.
Além disso, um projeto de lei estadual para proibir os sacos descartáveis em todo o território deverá ser votado nos próximos 50 dias. Estima-se que o descarte de sacolas na Califórnia seja de 123 toneladas a cada ano, sendo que boa parte é jogada fora de maneira incorreta, indo parar no Oceano Pacífico.
A ilha de plástico do Pacífico, um grande acúmulo de pequenos pedaços do material, já ocupa uma área de 586 mil quilômetros quadrados de extensão – maior do que o estado de Minas Gerais –, e está alterando o ecossistema marinho, segundo pesquisa do Instituto Oceanográfico Scripps (SIO), dos Estados Unidos.
