As liquidações de inverno estão deixando comerciantes e lojistas mais otimistas para as vendas do Dia dos Pais. A aposta do setor para melhorar o consumo está diretamente ligada ao período de queda nos preços. De acordo com pesquisa feita pela FCDLESP – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, junto as CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas), a expectativa de crescimento para o período é entre 5% e 7%, com ticket médio de R$ 95,00 para todo o Estado de São Paulo.
No ano passado o crescimento em relação a 2010 foi próximo a 6,5%. “Os lojistas de shopping estão mais otimistas do que os lojistas de rua. O Dia dos Pais não é considerado um período de forte crescimento nas vendas, é o menos importante se comparado com as outras datas comemorativas”, afirma o presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff.
O motivo, segundo Stainoff, é que de forma geral, a principal fonte de renda nas famílias ainda é a do homem. “É um presente único, geralmente de uso pessoal. No Dia das Mães boa parte dos presentes também é para a casa, pois a figura da mãe se confunde com o lar, no Dia dos Namorados são dois presentes e as crianças recebem presentes dos pais, tios e avós. Além disso, as notícias sobre a economia mundial estão assustando o consumidor”, explica.
Mesmo com as medidas do governo para a redução do IPI de vários produtos, queda da SELIC e aumento dos valores entregues pelos programas sociais, uma parte dos consumidores está endividada. “Com o orçamento comprometido, os juros para eles são muito altos e as notícias vindas da Europa não são otimistas. O aumento das vendas no período será impulsionado principalmente pelas liquidações de inverno”, diz o presidente da FCDLESP.
Nesta data, os presentes mais comprados serão aqueles de uso pessoal. Roupas, calçados e artigos de couro deverão liderar as vendas, seguidas por celulares, artigos eletrônicos e perfumaria.
