Em julho, as carnes bovina e suína, pescado, leite, feijão, açúcar, macarrão, laranja, batata, cebola, água mineral e protetor solar apresentaram quedas nos preços nos supermercados. Tradicionalmente, o mês de julho apresenta alta nos valores causados, principalmente, pelo aumento dos preços dos produtos in natura e dos alimentos industrializados.
As elevações de preços mais importantes e expressivas foram registradas no pão francês, óleo de soja, biscoitos, mamão, uva, tomate, cenoura, pimentão e alface. O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE, apresentou em julho alta de 0,21% quando comparado a junho. Em 12 meses, a alta é de 6,33%, e no acumulado do ano, foi registrada elevação de 2,51%.
“A análise para o comportamento dos preços neste mês de julho leva em consideração os aspectos pontuais e não persistentes. O fato não deve ocorrer ao longo dos próximos meses, e assim, cumpre-se a expectativa de evolução mais favorável dos preços ao longo de 2012”, explica o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
De modo geral, a proporção do número de variações negativas de preços foi de 42,47%, inferior à média, que é de 44,03%. Em junho de 2010 o percentual foi de 42%, e em junho de 2011, 37,5%.
Confira aqui a íntegra do Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS) de julho.
