No primeiro trimestre de 2012, o total desembolsado em compras efetuadas com cartão de crédito cresceu 24% para aquisição de bens não duráveis, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, e ocupa o segundo lugar como opção de pagamento para esses itens. O uso do dinheiro cresceu apenas 7%, contudo, ainda ocupa a primeira posição como opção mais utilizada pelos consumidores em suas compras. O Painel Nacional de Consumidores da Kantar Worldpanel aponta ainda que, desde 2010, o cartão de crédito cresceu dois pontos percentuais em participação no total de compras realizadas, passando de 12% para 14%. Esses dois pontos substituem o uso de cheque, tíquete e outras formas de pagamento a prazo que, juntas, caíram de 15% para 13%, em dois anos. Os pagamentos com dinheiro e cartões de débito mantiveram-se sem alterações, sendo utilizados em 68% e 5% das compras, respectivamente.
Neste primeiro trimestre, o cartão de crédito esteve presente em 39% das opções de pagamento dos lares brasileiros. Quando observada a penetração nas classes sociais, nota-se que nas classes D e E o cartão de crédito deixou de fazer parte das opções de pagamento em 3% dos núcleos familiares, passando de 27% para 24%. Enquanto isso, as classes A e B foram a que mais cresceram, de 57% para 62%, e a classe C de 37% para 39%.
O gasto médio com cartão de crédito também cresceu: nos três primeiros meses do ano passado era de R$ 229,47, e este ano foi de R$ 273,96 – um crescimento de 19%. Apesar do gasto médio do cartão de débito também ter marcado um crescimento de 17%, de R$ 155,91 para R$ 182,71, gastos com cartão de crédito são 50% acima que com cartões de débito.
