O Grupo Pão de Açúcar completou 11 anos de investimento em projetos de reciclagem. Referência no Brasil em sustentabilidade, as ações estão presentes nas lojas do Pão de Açúcar desde 2001 e nas unidades do Extra desde 2007.
As Estações de Reciclagem compõem um modelo pioneiro que gera benefícios ambientais, sociais, melhoram e aumentam o relacionamento com os clientes. O Grupo também desenvolveu um programa de descarte pré-consumo, que possibilita que os clientes destinem para reciclagem as embalagens de produtos que não precisam levar para casa, como a caixa de uma pasta de dente, no momento da compra. O “Caixa Verde”, como é chamado, já arrecadou mais 3,8 milhões de embalagens (papel e plástico), sendo mais de 800 mil em 2012.
Com os resíduos arrecadados nos Caixas Verdes, a marca exclusiva do Grupo – Taeq – desenvolveu em 2009 um programa de logística reversa, chamado Ciclo Verde Taeq, em que a empresa, por meio de cooperativas de reciclagem, transforma as embalagens de papel depositadas pelos clientes para confecção de novas embalagens que irão acondicionar os produtos Taeq. Essa ação representa 5% do volume das embalagens produzidas.
Outras iniciativas
O Grupo promove ainda a arrecadação de medicamentos, pilhas, baterias, celulares e acessórios. Desde o início, em 2010, os clientes das lojas do Extra, Pão de Açúcar e Assaí depositaram mais de 30 toneladas de pilhas e baterias, evitando que esse material fosse descartado em lixo comum, o que pode contaminar os lençóis freáticos, rios e solo. Até junho deste ano, cerca de 17 toneladas foram arrecadadas.
Em outra iniciativa pioneira para a gestão de resíduos, o Grupo Pão de Açúcar e a Eurofarma Laboratórios lançaram, em novembro de 2011, o programa Descarte Correto de Medicamentos, que visa despertar o consumidor para importância do destino adequado para medicamentos vencidos e/ou fora de uso. Até o momento foram arrecadadas quase 4,5 toneladas de medicamentos.
Saiba mais sobre as diretrizes de sustentabilidade do Grupo GPA aqui.