Qual o sortimento de produtos ideal para as Centrais de Negócios? Fátima Merlin, sócia fundadora da Connect Shopper, consultoria de informação e formação focada em varejo e shopper marketing, e também professora do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, deu dicas para os participantes da 7ª edição da Feira de Centrais de Negócios da Associação Paulista de Supermercados (APAS) na manhã desta quarta-feira (12 de setembro).
“O consumidor mudou de comportamento. Agora, todo dia é dia de compra. O varejo precisa se adequar a essa nova realidade e oferecer o mix ideal para o seu cliente”, disse. Segundo ela, o mercado está cada vez mais competitivo, e a tomada de decisão mais difícil. Hoje, mais de 80% dos shoppers brasileiros frequentam até cinco canais de compras.
Para a especialista, a adequação ao mix de produtos é o segundo maior desafio para as Centrais. “Em primeiro lugar está a harmonização de estratégias, e logo em seguida vem a adequação de sortimento. As lojas possuem características diferentes e isso complica um pouco a gestão. Mas é possível superar o desafio”, lembra.
Fátima revelou algumas dicas para os associados das Centrais: “entenda a estratégia da loja, conheça bem o seu consumidor, atente-se às tendências do mercado e não deixe de prestar atenção nos concorrentes. Entenda os critérios de escolha do shopper, avalie o conjunto de produtos, crie mecanismos de controle e análise, defina o mix e revise sempre suas estratégias”.
Importância e evolução das Centrais
Fátima Merlin destacou a importância das Centrais de Negócios no Brasil. Hoje, elas são responsáveis pela movimentação de R$ 24,7 bilhões. Ao todo, 3.036 lojas são administradas, somando 17.341 checkouts e 2,8 milhões de metros quadrados de área de vendas. “Isso mostra um crescimento oito vezes maior em apenas 10 anos”, informou.
A 7ª edição da Feira de Centras de Negócios começou nesta quarta-feira (12 de setembro) e vai até amanhã (13). Nestes dois dias de evento, 14 centrais apoiadoras e 17 representantes de empresas fornecedoras participarão de 238 rodadas de negociação.
Veja Mais:
Centrais e fornecedores fecham negócios no 1º dia de FCN
FCN 2012 reúne centrais e fornecedores para negociação