A Feira de Centrais de Negócios (FCN) da Associação Paulista de Supermercados (APAS) foi mais uma vez um sucesso. Em dois dias de evento (12 e 13 de setembro), 14 centrais apoiadoras da entidade e 17 empresas fornecedoras reuniram-se para debater e trocar informações sobre a gestão das pequenas empresas de supermarcados. Durante as mais de 200 rodadas de negociação realizadas no evento, cerca de R$ 2,5 milhões foram movimentados.
O presidente da APAS João Galassi destacou o evento como uma grande oportunidade para novos negócios e parcerias: “Para nós foi uma grande satisfação promover a integração entre os supermercadistas das centrais de negócios e os fornecedores”.
“O mais importante é o bom relacionamento das Centrais e dos fornecedores. A Feira gera grandes resultados. Maiores ainda são os benefícios e o desenvolvimento do empreendedorismo das centrais”, afirma a diretora das Centrais de Negócios da APAS Lúcia Morita. De acordo com pesquisa realizada pelo Comitê de Centrais, as redes de compras participantes aprovaram o formato das reuniões e ficaram satisfeitas com os resultados.
“Foram dias de muito trabalho. Nós da REDEPAS viemos para fazer negociações com os fornecedores”, afirmou Nilton César Orsi, da Rede Paulista de Supermercados, que reúne 18 lojas na região de Araçatuba.
Para o próximo ano, o evento deve ser ainda maior. Ricardo Kimura, da Senff (administradora de cartões de crédito), veio conhecer a feira e já garantiu a presença da empresa no próximo ano. “Negociaremos novamente na 8ª edição com as centrais apoiadoras”, confirmou.
Durante dois dias, os associados das centrais apoiadoras da APAS conheceram e negociaram com representantes da indústria produtos como arroz, queijos, panetones, biscoitos, bolos, chocolates, sucos e refrigerantes, doces diet, azeites, iogurtes, ração animal; itens de higiene e limpeza, tais como amaciantes e desinfetantes; e serviços de automação comercial, classificação fiscal dos produtos, entre outros.
Novidades
Durante a abertura do evento, a diretora Lúcia Morita anunciou o lançamento de um consórcio para gerir a marca própria das redes. “Esta será mais uma conquista do Comitê de Centrais de Negócios que, desde 2003, trabalha para trazer o que há de melhor para o setor”, afirmou. As Centrais também terão vice-diretores para ajudar na gestão dos projetos relacionados ao setor. “Eles virão para ajudar no trabalho. Juntos, conseguiremos dar um maior suporte aos empresários do setor”, afirmou Morita.
Empreendedorismo
Após a abertura da Feira, os associados assistiram a uma palestra com Fátima Merlin, da consultoria Connect Shopper, sobre mix de produtos. Ela deu dicas sobre a adequação ao mix de produtos nas lojas e falou sobre as mudanças no mercado. “O consumidor mudou de comportamento. Agora, todo dia é dia de compra. O varejo precisa se adequar a essa nova realidade e oferecer o mix ideal para o seu cliente”, disse.
Participaram da FCN 2012 as seguintes centrais: REDEPAS, Rede 10, Cau, Forte, Centro-Oeste, Unirede, Sempre Juntos, Supervizinho, Star, Mais, Econômica, Sol, Serv Mais, Parceiros, e as empresas fornecedoras Baw Baw, Bressan e Barbosa, Vigor, Camil, Aledora, CISS, Brinks, Audax Química, Satiari Alimentos, Gosto de Amor, Santa Edwiges, Bebidas Poty, Quality Services, Mix Fiscal, Sucos Izzy, Josapar e Macromídia.
A diretora Lúcia Morita e a consultora Stella Beluzzi