O desemprego e a falta de oportunidade são preocupações que atingem jovens de todas as partes do mundo. Esta problemática é apontada pelo Relatório Mundial da Juventude 2012, elaborado pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Desa), que relata uma taxa de desemprego juvenil de 12,8%, contra 4,6% entre os adultos, em 2010. Já os que estão empregados, muitas vezes, estão sujeitos a salários inferiores aos pagos aos mais experientes, para executar a mesma função. Diante deste cenário, o Programa Conexão busca promover oportunidades aos jovens brasileiros, por meio de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Com sua nova parceria com a Fundação Carrefour, que acaba de fazer um aporte de 337.500 euros, a entidade ampliará sua atuação e beneficiará mais 6.400 jovens ao longo de um ano.
Conexão é um Programa Social com o apoio da Accenture, que se propõe a capacitar, inserir e acompanhar jovens no mercado de trabalho, desenvolvendo a sua cidadania, sua formação profissionalizante e empreendedora, por meio de uma rede de parceiros e alianças estratégicas, com gestão profissional e foco em resultados. Com a participação da Fundação Carrefour, o programa terá um crescimento aproximado de 25% no número de pessoas beneficiadas. Nos quase cinco anos de atividade, mais de 26.000 jovens já foram capacitados e mais de 10.000 obtiveram uma colocação no mercado de trabalho.
Com a parceria, o programa também vai expandir sua área de atuação. Além dos municípios de São Paulo e Cajamar (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), Brasília é a mais nova frente de atuação do projeto (DF), inaugurada em junho. Brasília foi escolhida por tratar-se de uma cidade importante e que tem, em suas cidades satélites, grandes desafios sociais
Para a Fundação Carrefour, a parceria com o Conexão é uma oportunidade para reforçar sua atuação social no Brasil e colocar em prática a política de promover a inserção profissional nos países onde o Grupo Carrefour atua. Além do investimento na formação técnico-profissional, os colaboradores da empresa têm a oportunidade de participar como voluntários, ministrando aulas nos cursos de capacitação, como Orientação Prática Profissional, Recepcionista e Secretária, Auxiliar Administrativo e Telemarketing. A expectativa é que 2.500 dos jovens participantes possam estar empregados após a formação. O Carrefour, por meio de sua operação no Brasil, é uma das empresas que disponibiliza vagas para participantes do projeto.
Legenda da foto acima: Voluntários do Carrefour ministram capacitação em instituição de São Paulo