A Editora Campus/Elsevier lançou no Brasil o livro “Walmart – A estratégia vencedora do gigante do varejo mundial”, que oferece uma ampla visão de como a empresa surgiu, em uma área rural do Arkansas, para se tornar um fenômeno mundial do varejo. Com uma análise dos principais aspectos do negócio e entrevistas com as principais figuras da empresa, a publicação investiga o que o varejista faz certo ou errado, e faz uma análise abrangente das diversas funções que contribuem para suas operações.
Os autores Roberts Bryan e Natalie Berg avaliam como as estratégias em transformação do Walmart terão um impacto sobre concorrentes, fornecedores e compradores. O Walmart, um dos maiores varejistas do planeta e maior empregador comercial do mundo, tem uma influência global que afeta consumidores e negócios em todo o mundo, todos os dias. Expandindo-se rapidamente em mercados emergentes, a empresa é um forte concorrente para os varejistas, bem como uma fonte de boas práticas em vários aspectos do varejo, como aprovisionamento, logística, sistemas de inovação e formatos de loja.
“O esforço do Walmart por eficiência permitiu minar os rivais com marcas nacionais. A ideia parece simples, mas é importante lembrar que, quando o Walmart abriu as portas, o varejo era um setor altamente ineficiente e muitas empresas incluíam remarcações fenomenais de preços. No entanto, o Walmart reconheceu que preços baixos resultam em volume. E o volume compensava o investimento marginal”, explicam os autores.