O POPAI Brasil, associação global do marketing no varejo, promoveu no último dia 10 de outubro cerimônia de entrega de troféus do 13º Prêmio POPAI Brasil, no Centro de Convenções Espaço APAS. O evento, que destaca os melhores projetos para o ponto de venda, realizados no período entre 2011 e 2012, teve mais de 150 peças inscritas e recebeu representantes de agências, indústria, varejo e fornecedores de materiais de ponto de venda, para a premiação dos vencedores.
Foram entregues 110 índios, troféu símbolo da premiação, contemplando 37 empresas. A grande campeã foi a AZ4 Group, que recebeu 10 troféus de ouro, três de prata e cinco de bronze. As empresas Alpha Displays e Neo Pack Displays conquistaram oito e sete índios, respectivamente. A entidade revelou ainda os ganhadores da edição do prêmio acadêmico lançado este ano.
Também foram premiadas as empresas Accurance, Acrílicos Santa Clara, Animus, Art3, Brainbox, CDA Design, Communi PPG, Creative Display, Delta Promo, Dezenho, Dia Comunicação, DSMB, Escala 7, Esquerda Design, Eucatex, Exhimia, Fábrica de Ideias, GAD, Geka, Grunge, Hightech Inovação e Solução, Ice Propaganda, Innova Group, Irwin,Komm Design, Mão Colorida, Micropack, O Boticário, Out Promo, PA Publicidade, Pão de Açúcar, Riseli Promocional, RTM Marketing e Rush.
O prêmio foi estruturado em 29 categorias, sendo 21 delas divididas em três subgrupos: temporário – peças criadas para uso até dois meses; semi-permanente – entre dois e seis meses de utilização; e, permanente – projetada para mais de seis meses de uso. O julgamento das peças obedece a critérios gerais de avaliação, como objetivos e resultados em relação ao briefing, criatividade, design, praticidade e funcionalidade de uso e eficácia na exposição da marca, produto ou serviço.
Para a 14ª edição, em 2013, o POPAI Brasil estuda a abertura de uma nova categoria para premiação, com foco em sustentabilidade, totalizando assim 30 categorias.