Durante este mês, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) promove atividades em apoio à Campanha Pense Rosa, coordenada pela ONG Orientavida. A iniciativa nasceu do movimento mundial Outubro Rosa, que ocorre em vários países com o objetivo de despertar a atenção para a prevenção ao câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.
O Pense Rosa foi lançado no Brasil em 2009, com ações no Vale do Paraíba. Em 2010 expandiu-se, alcançando 41 cidades, entre o Vale do Paraíba, o Litoral Norte e o Alto Tietê. Em 2011, a campanha chegou à capital, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e o apoio da APAS, envolvendo outras cidades do Estado, como Americana, São Caetano do Sul, Bebedouro e Barretos. Este ano, o movimento também está sendo levado à Bahia e busca espaço em outros estados.
“O Pense Rosa é uma excelente oportunidade para sensibilizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce, visando maiores chances de cura ao câncer de mama”, afirma Virgínia Galassi, primeira-dama da APAS e integrante da diretoria de Responsabilidade Social. “Esta é uma causa nobre.”
Movimento mundial
Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama. No mundo todo, monumentos e fachadas de prédios, referências nas cidades, são iluminados com a cor rosa, como a Torre Eiffel, Casa Branca, Estátua da Liberdade, Cristo Redentor, Elevador Lacerda, um dos principais pontos turísticos de Salvador (BA), Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis-SC, Instituto do Câncer de São Paulo, prefeituras, alguns prédios de Brasília, como a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, entre outros, simbolizando mundialmente a luta contra o câncer de mama.
Faixas cor de rosa fixadas na fachada do prédio da APAS, em São Paulo, irão mostrar o apoio à causa até o dia 31 de outubro. Haverá ainda um banner no Portal APAS e reportagem na revista institucional da associação, a Acontece APAS. Campanhas serão realizadas junto aos supermercados para a distribuição de folders com informações importantes sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de conscientizar e divulgar os direitos da mulher de fazer mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a Lei Federal nº 11.664/2008.
As mídias sociais da entidade também ganharam a cor da campanha. Curta a página no Facebook (www.facebook.com/portal.apas) e siga-nos no Twitter (www.twitter.com/infoapas). Os supermercadistas associados à APAS participarão do movimento. O material informativo sobre a campanha foi disponibilizado no Portal APAS. Acesse aqui.
