O projeto Pequeno Produtor, Grande Empreendedor (PPGE) capacita produtores de hortifrúti para o cultivo de hortaliças ecologicamente sustentáveis. A iniciativa, que teve início em 2007, é desenvolvida em uma fazenda modelo no município de Itabaiana (SE), a 56 Km de Aracaju, beneficiando 30 famílias de agricultores. Elas recebem orientações sobre o manejo sustentável do solo e o aproveitamento das condições naturais da região.
O projeto tem ainda a missão de difundir conhecimentos científicos entre os agricultores e conscientizá-los dos benefícios de um sistema agroecológico. Neste trabalho, o GBarbosa conta com a parceira do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Banco de Fomento Alemão DEG e da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro).
Os benefícios do projeto foram expostos em diversos trabalhos acadêmicos e, após as pesquisas, todo o conhecimento adquirido pelos pesquisadores e alunos da UFS envolvidos no estudo é transferido para os produtores. O objetivo é que o uso de agrotóxico seja completamente extinto, resultando em produção sustentável e de qualidade e respeito ao meio ambiente. A maior parte da produção é comprada pelo GBarbosa.
Em 2011, foram desenvolvidos 42 eventos educativos durante o projeto, resultando numa redução de 70% do uso de agroquímicos e aumento de 83% no volume de produtos vendidos.
A consciência ambiental despertada nos agricultores também contribui para a criação da Associação de Produtores Rurais do Agreste de Sergipe (Apras), organização que representa os produtores rurais e atua com foco no desenvolvimento regional sustentável.