Dez estados brasileiros já aderiram à Campanha “De Olho na Validade”. Sergipe, na região Nordeste, também participa da medida compensatória de curto prazo. A partir de agora, os consumidores que encontrarem um produto vencido nas gôndolas dos supermercados ganharão um item igual, e no prazo correto de validade.
A Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor, por meio do Procon/Sergipe, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Associação Sergipana de Supermercados (ASES) no dia 5 de novembro, oficializando a campanha educativa e promocional. O objetivo é incentivar consumidores e fornecedores a terem maior atenção quanto ao prazo de validade dos produtos expostos nas prateleiras das lojas.
Segundo a diretora do Procon local, Gilza Brito, o consumidor será o maior beneficiado com a campanha, já que este poderá fiscalizar os produtos ainda dentro dos supermercados e acionar o responsável pelo local, caso encontre um item vencido.
“A campanha irá motivar os consumidores e o fortalecimento das boas práticas. Vai despertar nos clientes o cuidado em verificar a data de validade dos produtos, evitando, assim, futuros transtornos”, diz o presidente da ASES, João Luiz Silva Oliveira.
Campanha da APAS e Procon-SP
A Campanha “De Olho na Validade” foi idealizada pela Diretoria de Segurança Alimentar da Associação Paulista de Supermercados (APAS) em outubro de 2011, em parceria com o Procon-SP. Durante este período estendeu-se por todo o Brasil, o que comprova o sucesso da medida, e hoje dez estados já a adotaram. Além de São Paulo e Sergipe, Santa Catarina, Pará, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Norte também aderiram.
Vale lembrar que a campanha surgiu a partir de discussões da Câmara Técnica do Comércio Supermercadista, formada por integrantes da APAS e do Procon-SP. A APAS disponibiliza em seu Portal os materiais de comunicação e o regulamento oficial da ação. Acesse aqui.