Um grupo de empresas decidiu se aliar para dar mais espaço e, principalmente, valorizar o papel da mulher brasileira, seja no estímulo à formação e na consolidação de sua carreira profissional, seja no seu desenvolvimento pessoal e de ascensão social.
Liderados pelo Walmart, 36 empresas do porte de Coca-Cola, Colgate Palmolive, Johnson & Johnson, Magazine Luiza, Pepsi, Procter & Gamble, Santander e Unilever, apresentaram nesta última semana, em São Paulo, o “+ Mulher 360 – Movimento Empresarial Pelo Desenvolvimento Econômico da Mulher”.
O projeto tem como objetivo melhorar um quadro que, estatística e socialmente, ainda deixa o público feminino em uma condição secundária no mercado de trabalho. No Brasil, uma em cada quatro mulheres entre 18 e 25 anos não estuda nem trabalha, mais de dois milhões de empregadas domésticas trabalham sem carteira assinada e, na média, apenas 13% ocupam cargos de chefia nas empresas. Mesmo com uma formação escolar melhor, estudos indicam que o salário delas é 30% menor do que o deles. Na média, a mulher brasileira estuda por 8,8 anos, contra 7,7 anos dos homens.
O presidente do Walmart Brasil, Marcos Samaha, explicou que o projeto foi dividido em quatro etapas: “maior inclusão das mulheres no mercado de trabalho, aumento da participação ativa na cadeia de produção, incentivo ao crescimento profissional e pessoal das trabalhadores e criação de uma política de comunicação ativa, baseada em campanhas de conscientização profissional e social”, disse.