O Grupo Walmart Brasil assinou na Bahia contrato com a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e a Casa Familiar das Águas do Baixo Sul (CFA-BSB), ligada à Cooperativa dos Agricultores de Águas Continentais (Coopecon), para desenvolver dois novos tipos de peixes. O convênio irá viabilizar a realização de uma pesquisa científica em torno da cultura de tilápias salmonadas e tilápias enriquecidas com ômega 3.
Ambos os produtos serão desenvolvidos a partir de modificações nas rações dadas aos peixes. “Em cada pesquisa, uma ração com ingredientes específicos servirá como parâmetro. No caso da tilápia salmonada, vamos observar a coloração do animal. Já na tilápia com ômega 3, analisaremos o aumento dos ácidos graxos, que reduzem riscos de doenças cardiovasculares”, explica Luís Gustavo Braga, pesquisador da Uesc.
A previsão é de que o resultado do trabalho seja verificado entre março e abril de 2013. Na sequência, ele receberá registro e, posteriormente, o produto deverá ser aprovado junto aos órgãos competentes. Após, o pescado passará a ser produzido pela Coopecon e comercializado pelas lojas do Walmart Brasil.
“O desenvolvimento de produtos pesqueiros certificados e rastreados, e que ainda possuam características funcionais, contribui com a sustentabilidade e a inclusão social na cadeia produtiva da tilápia no Baixo Sul da Bahia”, explica a diretora de Sustentabilidade da rede varejista, Camila Valverde.
A escolha da tilápia como alvo do estudo não foi por acaso. O peixe de água doce possui um mercado em expansão no Brasil, conta com tecnologia de produção definida e disponibilidade de ração de qualidade, facilitando assim modificações no sistema de produção.
O acordo entre Walmart, Uesc e Coopecon foi oficializado durante a Feira Internacional da Pesca e Aquicultura – Aquapesca Brasil, que aconteceu em novembro, em Salvador.