As vendas reais do setor supermercadista em novembro deste ano cresceram 6,45%, em relação a novembro de 2011. É o que revela o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em comparação com outubro deste ano, o crescimento foi de 1,52%. No acumulado dos onze meses do ano, as vendas do setor alcançaram alta de 5,29%, na comparação com igual período de 2011. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
“Apesar do grande número de feriados em novembro, as vendas dos supermercados não foram afetadas. Com isso, as vendas continuaram no mesmo patamar que vinham apresentando no decorrer do ano, com uma pequena elevação de 0,11 ponto percentual no resultado acumulado do ano”, afirmou o presidente da Abras Sussumu Honda. Para ele, a manutenção do baixo nível de desemprego e a renda em alta fizeram com que as vendas fossem 6,45% superiores, em valores reais, ao mês de novembro de 2011.
Cesta básica
Em novembro, o AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK, apresentou alta de 8,05% em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Já na comparação com outubro de 2012, o AbrasMercado apresentou crescimento de 0,66%, passando de R$ 334,64 para R$ 336,86.
Os produtos com as maiores altas foram: farinha de mandioca, com 12,92%; queijo muçarela, com 4,53%; e queijo prato, com 3,50%. Já os produtos com as maiores quedas no último mês foram: tomate, com -16,48%; cebola, com -11,32%; e batata, com -6,40%.
