Os consumidores da capital paulista estão 1,3% mais confiantes em dezembro. Foi o que revelou o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O índice passou de 159,7 em novembro para 161,8 pontos em dezembro, em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.
O destaque ficou por conta do aumento da confiança do público feminino, que apresentou alta de 6,6%, passando para 156,8 pontos. Já em relação à percepção futura do consumidor, medido pelo IEC, destaca-se a assimetria verificada na classe de renda. Enquanto o grupo de consumidores com renda superior a dez salários mínimos mostrou queda de 3,4%, passando para 168,9 pontos, aqueles abaixo deste patamar registraram alta de 0,3%, passando para 160,1 pontos.
Segundo a Assessoria Técnica da FecomercioSP, o consumidor elevou sua percepção positiva em relação ao presente. A evolução favorável do índice no mês de dezembro reflete o quadro de otimismo no qual se depara o consumidor paulistano. O mercado de trabalho é o fator preponderante para atual magnitude de confiança do indicador. Uma maior taxa de ocupação vem levando uma ampliação da renda, e das concessões das carteiras de crédito – o que influencia diretamente a percepção do consumidor. Em termos gerais, o fato é que a sazonalidade do mês, cuja renda do consumidor é normalmente alavancada pela entrada dos recursos advindos do 13º salário, permitiu percepções ainda mais otimistas, vinculadas ao presente.
