A representatividade da APAS é consequência da importância do setor para a economia nacional. Isso a habilita atuar em nome do segmento junto ao Poder Público, buscando sempre aprimorar o diálogo e promover a evolução do autosserviço.
O faturamento nacional do setor, conforme dados da Nielsen-Abras, foi de R$ 242,9 bilhões em 2012. O crescimento no período foi de 8,3% nominal e 2,4% real. Com esses números, o setor passa a representar 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
O setor representa 9% do consumo das famílias, 54% do comércio brasileiro, 1,2 milhão de empregos diretos e 3 milhões de empregos indiretos. Com um atendimento semanal de 50 milhões de consumidores, vale ainda ressaltar que 85% da população brasileira se abastecem nos supermercados, algo em torno de 170 milhões de pessoas.
Nesse contexto, os supermercados paulistas respondem por 32,5% desse movimento, totalizando R$ 72,9 bilhões e alcançando a expressiva marca de 1,7% do PIB. Pelo seu dinamismo, o setor de supermercados está sempre em busca das melhores práticas de gestão. Para isso está sempre em sintonia com as tendências internacionais do varejo.
A variação do IPA-FGV desde 1994 foi de 495%, do IPC-Fipe 254%, e do IPS-APAS 143%.

