Nome do Treinamento: Estratégia de Categorias
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Objetivo:
Apresentar o tema de Estratégia de Categorias por meio de uma jornada que começa na definição da proposta de valor do varejista e passa pelo papel das categorias, alocação de espaço e definição da estratégia de preço, sortimento e exposição. O conteúdo será apresentado com base em uma metodologia prática, com exercícios em grupo, discussões, estudo de caso e aplicação imediata nas empresas.
Metodologia:
O treinamento será aplicado através de três atividades complementares:
a) Conceituação do tema: “Quais os conhecimentos necessários para que eu compreenda o tema e esteja apto para gerenciá-lo em minha empresa?” aplicado por meio de palestras com consultores McKinsey e vídeos;
b) Prática do tema: “Como posso praticar o conteúdo estudado em um caso real?” aplicado por meio de um estudo de caso, discussões e exercícios em grupo;
c) Aplicação: “Como o conteúdo estudado se aplica a minha empresa?” aplicado por meio de reflexões em sala de aula e lições de casa.
Público-alvo:
Proprietários, diretores e gerentes comerciais, diretores e gerentes de operação de redes de supermercado de porte médio.
Conteúdo Programático:
1) Proposta de valor do varejista – Definição da proposta de valor do varejista – o que torna o varejista único – através de cinco dimensões: preço, conveniência, experiência, serviço e sortimento;
2) Papel das categorias na proposta de valor – Definição dos papéis das categorias, identificando aquelas em que o varejista deve apostar de acordo com sua proposta de valor, a atratividade da categoria e sua capacidade em ser bem sucedido nela e diretrizes da categoria conforme seu papel;
3) Alocação de espaço das categorias – Diretrizes de alocação de espaço por departamento (ex. mercearia, perecíveis, bebidas, etc.) e ajustes necessários dada alocação atual;
4) Estratégia das categorias – Diretrizes da estratégia a ser adotada para uma categoria (sortimento, preço, alocação de espaço, objetivos financeiros) de acordo com o papel da categoria.
Ao final do treinamento, os participantes estarão aptos a:
– Desenhar a proposta de valor para sua rede com base no pentágono do varejo e definir as principais mudanças em sua proposta de valor atual para atingir a proposta desejada;
– Definir o papel das categorias em sua rede de acordo com a atratividade das categorias e sua habilidade de vencer e analisar as mudanças que devem ser tomadas para adequar sua estratégia de categorias;
– Definir a alocação de espaço ideal de sua loja de acordo com sua proposta de valor;
– Desenhar a estratégia para cada uma de suas categorias em termos de sortimento, preço e exposição;
– Implantar as mudanças definidas com base em um plano de trabalho detalhado.
Datas do Treinamento:
Dias 24 e 25/02/2014
Dias 24 e 25/03/2014
Dias 14 e 15/04/2014
Investimento: Valor individual
– R$ 3.500,00 à vista
– R$ 3.800,00 – parcelado em 3 vezes, sendo ato, 30 e 60 dias
– R$ 4.000,00 – parcelado em 4 vezes, sendo ato, 30, 60 e 90 dias
– R$ 4.100,00 – parcelado em 5 vezes, sendo ato, 30, 60, 90 e 120 dias
*Incluso material didático, certificado, wellcome coffee, almoço, coffee break e estacionamento.
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