Sob o tema ‘Vamos comemorar juntos!”, o Dia dos Supermercados será celebrado anualmente em âmbito nacional todo segundo sábado de novembro, ocasião em que os supermercados irão oferecer, além de ofertas, ações comemorativas nas lojas espalhadas pelo país, que atendem diariamente 28 milhões de pessoas. “Mais do que apenas um dia para lembrar dos supermercados, nasce também uma nova oportunidade para celebrarmos com o consumidor”, afirma João Galassi, presidente da ABRAS. “Queremos que o dia 12 de novembro tenha o tamanho do setor, mesma grandiosidade, um presente aos consumidores”.
Para a ABRAS, a data tem potencial para se tornar um case brasileiro de sucesso. “Foram muitos os desafios desde o lançamento da data, mas ao mesmo tempo, é sempre uma alegria constatar a parceria fundamental das Associações Estaduais, da rede de varejo e indústria e que estão com a gente para mais esta ação”, disse Galassi.
“Toda ação que crie oportunidades para os consumidores e que envolva a indústria, os supermercados e sociedade, é sempre uma boa ação porque também fortalece a economia brasileira. As expectativas são grandes para este fim de ano, além do Dia do Supermercado, também teremos a Black Friday em período de Copa do Mundo, bem como as próprias festas de fim de ano”, afirma o Diretor-Geral da APAS, Carlos Correa.
A expectativa da ABRAS é que a adesão chegue a 50% dos supermercados e cresça nas edições futuras. No Brasil, atualmente, as datas de maior impacto para os supermercados são a Páscoa, o Dia das Mães e o Natal. O Dia Nacional dos Supermercados é tradicionalmente celebrado pela ABRAS, que oferece um jantar de confraternização para celebração da amizade entre os empresários, executivos e fornecedores de diversas corporações e entidades. A intenção do encontro é demonstrar resultados, trocar informações com outros supermercadistas e buscar soluções para os principais desafios que se impõem ano a ano. A partir deste ano, a data passa a ter nova abrangência, sendo celebrada junto com os consumidores.
COMO PARTICIPAR?
Em breve a ABRAS disponibilizará o enxoval da campanha para download e a APAS compartilhará o material aos seus associados.
Dia Nacional dos Supermercados
No dia 12 de novembro de 1968 foi instituído o Dia Nacional do Supermercado como marco da aprovação da lei nº 7.208 que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil. Nesse mesmo ano, foi fundada a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e, de lá para cá, a data passou a ser motivo de confraternização, homenagens a parceiros comerciais e de geração de mais negócios para o setor.