Os supermercadistas de São Paulo venderam 6,6% a mais em 2012, segundo o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS/APAS). Para 2013, a expectativa é de alta de 5%. “O setor apresentou um desempenho favorável ao longo de 2012 quando comparado a outras atividades econômicas e até mesmo ao PIB brasileiro”, explica o economista da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Rodrigo Mariano.
Maior consumo
Os números apresentados pela pesquisa têm relação direta com o aumento do consumo da população brasileira. “Isso é reflexo da elevação do salário mínimo e do crescimento do emprego e da renda, que perdurou ao longo do ano”, explica Mariano.
Pela pesquisa também foi possível verificar o crescimento no número de criação de lojas. Em 2012, a elevação foi de 4,8%. “O setor continua crescendo de maneira consistente diante de um cenário macroeconômico favorecendo o aumento do consumo de parcela de população, que não tinha até então acesso a diversos bens de consumo”, ressalta o economista. Somente em dezembro de 2012, o setor cresceu 6,5% em relação a dezembro de 2011, e 23,5% quando comparado a novembro do ano passado.
O Índice de Vendas dos Supermercados tem como objetivo acompanhar e analisar o desempenho das vendas do setor supermercadista no Estado de São Paulo por meio da evolução do faturamento dos hipermercados e dos supermercados. A pesquisa é composta por lojas do Estado de São Paulo, com representatividade de 85% do setor supermercadista.
Acesse aqui a íntegra do IVS-APAS.
