Os supermercados paulistas venderam 5,6% a mais em janeiro, quando comparado ao mesmo período do ano passado, considerando lojas em operação no tempo mínimo de 12 meses. É o que mostra o Índice de Vendas dos Supermercados (IVS), da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
“Em janeiro de 2012 o setor supermercadista havia registrado crescimento de 2,22%. Neste primeiro mês do ano há uma sinalização de recuperação. O departamento de Economia e Pesquisa irá acompanhar com atenção o desenvolvimento dos índices, pois os números poderão indicar uma tendência de crescimento acima do projetado para 2013”, informa o economista da APAS Rodrigo Mariano.
Em comparação com dezembro de 2012, o setor apresentou queda de 21,01%. A queda era aguardada, pois tradicionalmente janeiro registra volume de vendas inferior ao verificado em dezembro. Já no conceito todas as lojas – criadas no período pesquisado – janeiro apontou crescimento de 6,4%, também comparado a janeiro de 2012. Em relação a dezembro do ano passado, o setor apresentou queda de 21,45%.
“Os resultados são favoráveis. Vamos acompanhar os indicadores dos próximos meses para confirmar a revisão das projeções”, ressalta o economista. Inicialmente, o setor projetou crescimento de 5% nas vendas dos supermercados, número que já supera a expectativa de crescimento do PIB brasileiro, estimado para 3%.
