Os supermercadistas conhecem bem seus consumidores. Semanalmente, mais de 50 milhões de pessoas frequentam suas lojas, em busca de alimentos e produtos para a casa. No Brasil, cerca de 85% das famílias têm como principal referência de abastecimento os supermercados.
Hoje (15 de março), no Dia Internacional dos Direitos dos Consumidores, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) parabeniza seus clientes e ressalta o compromisso de sempre atender bem, oferecendo produtos de qualidade e respeitando os direitos.
“Hoje é um dia especial para quem nos inspira a oferecer alta qualidade em serviços e ensina a construir bons negócios. Vamos comemorar a data ao lado de nossos consumidores”, afirma o presidente da APAS João Galassi.
Tradição de serviço ao consumidor
Os supermercados se orgulham de ser um dos segmentos da economia que mais evoluíram no relacionamento com o consumidor, desde 1990, quando foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no Brasil. O documento apresenta os direitos fundamentais à segurança, à escolha, à informação, a ser ouvido, à indenização, à educação e a um meio ambiente saudável.
A acirrada competição no setor de supermercados também trouxe contribuição importante para a economia: os supermercados vêm aprimorando a negociação com fornecedores para aumentar a competitividade, e esses benefícios são disponibilizados para os consumidores. “Quanto mais descontos os varejistas conseguem na hora de comprar, mais descontos repassarão aos produtos na hora de vender”, explica o presidente Galassi.
Essa é lógica da concorrência entre supermercados. Mas este setor já não compete apenas entre seus pares. “A disputa pelo consumidor se dá com farmácias, padarias, bancas de jornais, hortifrútis e sacolões, açougues e rotisserias, entre outros segmentos. A democratização dos espaços veio beneficiar o consumidor, que supre suas necessidades de bens de largo consumo onde for mais conveniente e onde oferece os serviços que ele aprecia.
Para se ter uma ideia do comprometimento do setor em oferecer qualidade a melhores preços, desde a criação do Plano Real, em 1994, o setor paulista apresentou variação acumulada de 144% (IPS/APAS). No mesmo período, os setores de alimentos e bebidas somaram altas bem maiores de inflação: 236% IPCA/IBGE – São Paulo), 263% ( IPCA/IBGE – Brasil) , 250% (IPC-FIPE) e 477% (IPA/FGV).
Projetos institucionais
A APAS é uma entidade de classe que reúne empresários supermercadistas do Estado de São Paulo com o objetivo de integrar toda a cadeia do abastecimento. Tem como meta profissionalizar o setor e melhor atender aos anseios do consumidor, além de buscar a excelência na operação, apontar as tendências do varejo e defender a justiça social e a sustentabilidade.
Neste início de ano, a APAS comemora mais uma conquista, com a inclusão de novos itens da cesta básica para a desoneração dos valores dos produtos. A medida foi implantada pelo Governo Federal desde o dia 8 de março, e a entidade trabalha, agora, no relacionamento com a indústria incentivando o repasse integral dos descontos.
Outro exemplo de ação voltada ao consumidor é a Campanha De Olho na Validade. Nela, o consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas das lojas tem direito a receber gratuitamente o mesmo produto, na data correta de validade. O objetivo é educar o consumidor para as informações dos produtos.
