Depois do sucesso da campanha De Olho na Validade, implantada primeiramente em São Paulo e acompanhada em vários setores estaduais de supermercados, a Câmara Técnica Supermercadista da APAS estuda a implantação de novos projetos em benefício do consumidor.
Na última reunião do grupo, foi abordado o Projeto de Lei nº 159, de 2012, que obriga os supermercados, hipermercados, mercearias e autosserviços a divulgarem os preços por unidade de medida respectiva dos produtos expostos à venda no Estado de São Paulo. A partir de agora, os membros da Câmara Técnica reunirão experiências de redes cariocas que já se adaptaram à medida. No Rio de Janeiro, vigora um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) regularizando a medida. O objetivo será valorizar o direito de escolha do consumidor, permitindo a fácil comparação com o preço por unidade de medida e outros similares.
Campanha educativa
Implantada desde outubro de 2012, a Campanha De Olho na Validade reduziu a quase zero as reclamações dos consumidores no Procon-SP acerca da presença de produtos vencidos nas gôndolas dos supermercados.
Pela medida, os consumidores que encontram um produto vencido nas prateleiras têm direito a receber gratuitamente um item igual, e no prazo regular. A medida compensatória de curto prazo objetiva conscientizar os consumidores e os supermercadistas da importância das informações dos produtos.
Comunicação nas lojas
As lojas participantes devem manter a comunicação da campanha, com o regulamento na íntegra. O Portal APAS disponibiliza o guia de comunicação, o cartaz e o regulamento da ação, com as recomendações de tamanhos e locais de disposição. Clique aqui.
