Em entrevista para a Record News, o Executivo de Relações Institucionais da APAS, Rodrigo Marinheiro, comentou a expectativa do setor para o crescimento nas vendas e a criação de novos postos de trabalho no setor em período de estabilidade inflacionária. “O setor deve crescer 2% neste ano em relação ao ano passado e fechar com 600 mil colaboradores empregados diretamente pelos supermercados, tudo isso em um momento de estabilidade na inflação, sobretudo no grupo de alimentos”. Esse bom momento que vive o setor supermercadista do Estado de São Paulo é reflexo do bom momento que vive o Brasil.
A volta na contratação por parte do setor é o sinal que o empresário está mais otimista em relação as vendas no último trimestre do ano. E por isso, a tendência é de abertura de novas vagas para o último trimestre do ano, pois, além do estímulo tradicional às contratações, que é decorrência das vendas de fim de ano, a Copa do Mundo e a Black Friday devem manter o comércio ainda mais aquecido que o tradicional ocasionando um crescimento até 9% maior em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o setor supermercadista estima abrir mais 16.000 vagas de empregos até o mês de dezembro, fechando o ano de 2022 com um estoque de aproximadamente 600.000 colaboradores empregados diretamente pelos supermercados do estado de São Paulo. “Mais de 7 mil pessoas devem ser contratadas pelo setor de supermercados somente na região metropolitana de São Paulo. Muitas destas vagas são temporárias, mas com chances reais de efetivação”, afirma Rodrigo Marinheiro, executivo de Relações Governamentais da APAS.
O setor do comércio registrou 968.982 admissões e desligou 919.945 no balanço de 2022, resultando um saldo positivo de 49.037 vagas de emprego criadas de janeiro a agosto 2022. O comércio emprega 2.777.842 no estado de São Paulo, e, como os supermercados representam 21% dos empregos nesta categoria, o setor supermercadista tem hoje 584.106 trabalhadores empregados diretamente.
Todos os setores da economia estão recuperando o saldo de empregabilidade em relação ao mesmo período do ano passado. Além do fim de ano, Black Friday e Copa do Mundo, a redução do desemprego e o controle da inflação têm devolvido gradativamente o poder de compra à população. A taxa de desemprego em 9,3% fez com que a renda nacional ficasse 6,4% superior em relação ao mesmo período do ano passado.
O setor que mais se destaca na abertura de vagas é o de Serviços, com o saldo do ano em 294.938 vagas abertas no Estado de São Paulo. O setor de serviço foi o que mais criou vagas em 2022 devido a recuperação da retração que registrou no período de lockdowns e restrições decorrentes da Pandemia da Covid-19.