Os supermercados paulistas podem ajudar na campanha de prevenção da dengue. O Comitê Estadual de Mobilização Social Contra Dengue do Estado de São Paulo solicitou às entidades de classe colaboração na campanha estadual contra a doença. O objetivo é divulgar a importância da prevenção, evitando a proliferação do mosquito transmissor. Os supermercadistas associados da APAS podem fazer o download do folder da campanha aqui.
De acordo com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), da Secretaria Estadual de Saúde, a mobilização das entidades é fundamental para a formação de uma cultura de prevenção de doenças, pois somente com a participação ativa da comunidade será possível o controle da epidemia.
Confira no quadro abaixo a evolução da doença no Estado de São Paulo.

Mais informações sobre a campanha no endereço: www.sucen.sp.gov.br.
Orientações da Secretaria de Saúde
A população pode contribuir de forma decisiva para combater o mosquito Aedes aegypti e evitar a dengue. Oitenta por cento dos criadouros estão dentro das casas, como pratos de vasos, garrafas e recipientes que acumulam água. Por isso, a prevenção da doença começa com ações simples que devem tornar-se hábitos diários.
Algumas medidas feitas em casa são eficazes contra a dengue, como por exemplo: encher de areia, até a borda, os pratos dos vasos de plantas; no caso de plantas aquáticas, trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana. Se os pratos dos vasos acumularam água, a recomendação é lavar com água e sabão e, posteriormente, enchê-los com areia.
O lixo deve ser colocado em sacos plásticos e a lixeira deve estar sempre fechada. Todos os objetos que podem acumular água, como embalagens usadas, devem ser jogados no lixo. Mantenha sempre as caixas d’águas fechadas; remova folhas e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas. E mantenha as garrafas sempre viradas para baixo.
Fonte: Portal do Governo do Estado
