O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrará a marca de R$ 500 bilhões, pagos por todos os brasileiros em impostos federais, estaduais e municipais nesta terça-feira (16 de abril). Em 2012, o valor só foi alcançado no dia 2 de maio, ou seja, 17 dias mais tarde na comparação entre os dois períodos.
O presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, alerta que a arrecadação tributária no Brasil permanece desenfreada. “A soma do montante de impostos arrecadados no País desde o lançamento do painel, de 2005 até agora, é assustadora. Mais de R$ 9 trilhões arrecadados em oito anos e ainda não sabemos para onde vai nosso dinheiro. Acreditamos que a união das Associações Comerciais vai expandir essa informação e fazer com que cada um se sinta responsável por cobrar mais segurança, mais escolas, transporte e saúde de qualidade.”
O “Impostômetro” foi inaugurado em 20 de abril de 2005. Em 13 de setembro de 2011 o portal do Impostômetro (www.impostometro.com.br) foi colocado no ar. Nele é possível ver o quanto o País, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos.
