Dezoito mulheres da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, foram capacitadas para trabalhar no preparo e manipulação de alimentos. Elas participaram do projeto “Forno e Fogão”, da Diretoria de Responsabilidade Social da APAS, e agora poderão atuar como cozinheira, copeira, empregada doméstica, entre outras funções nas áreas de hotelaria e supermercados, ajudando a complementar a renda familiar.
A formatura do projeto em Bauru ocorreu na última terça-feira (30 de abril), no Buffet Mantovani. A diretora regional de Responsabilidade Social em Bauru, Luciana Sgavioli Fernandes, e representantes da Prefeitura Municipal entregaram os diplomas às alunas. “A Diretoria apoia diversas ações importantes para a sociedade. Também realizamos cursos de capacitação: além do Forno e Fogão, temos o Mãos Feitas, Aprendiz Vaga Certa, entre outros”, afirmou Luciana.
As alunas desta turma de Bauru fazem arte da Secretaria do Bem Estar Social de Bauru (Sebes). Durante as aulas, elas aprenderam técnicas de preparo e manipulação de alimentos e receberam noções básicas de comportamento, higiene pessoal e segurança alimentar. As participantes aprenderam, ainda, a disposição correta de talheres na mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio, entre outros.
Para a secretária do Bem Estar Social, Darlene Martin Tendolo, o projeto possibilita a inserção no mercado de trabalho. A aluna Evelin Santos Hollander afirma que pretende atuar na área e colocar em prática tudo o que aprendeu. “Foi muito bom, bem explicativo”, conta.
Mais do que ensinar novas aptidões profissionais, o projeto “Forno e Fogão” trabalha com o emocional das alunas, como comenta a professora do curso, Isabela Piza. “Eu vejo a transformação em cada uma delas. Chegaram aqui desmotivadas, sem confiança, sem autoestima, e aí elas descobrem que podem fazer e que são capazes. Isso é muito gratificante”, diz emocionada.

